30 novembro 2006

babosas em flor

Há quem lhes chame aloe, mas, na Madeira, chamamos "babosas" a estas flores.
Está no tempo de florirem.
Estas, não sei que lhes deu, parece que vêm cansadas! Nasceram em curvatura, assim como quem não sabe se há-de ir ou subir, se se fica ou se se vai.
Ainda não atingiram a plenitude da flor. Costumam ficar todas vermelhinhas.

flagrante


Conseguem ver o gatinho no meio das flores?
Não é meu! É do vizinho, só que gosta de vir para o meu jardim.
Hoje, de tarde, andei a limpar esta zona e ele ali estava, bem escondidinho. Consegui apanhá-lo em flagrante!
Quando me aproximei um pouco mais, deu um pulo e lá fugiu para o terreno de cima. Ficou ali, altaneiro, qual tigre da malásia, a olhar para nós como que a ver se lhe íamos fazer mal.
É muito meigo. Por vezes, quando estou a limpar o jardim, passa por mim, mesmo a meu lado, aparecido nem sei de onde e lá vai, calmamente, para onde lhe apetece.
Esta é uma das razões por que só deixo os cães virem para este lado do jardim quando eu estou. Se apanham o gato!...
Bem que ele nos faz a vida negra. Põe-se em cima dos muros ou dos ramos das árvores, a desafiar a Sweet e o Sad. Não se calam!
O gato, pouco ralado com isso, lá continua a desafiá-los.
Até um dia!...

Vou ser avó! Vou ser avó!!!!!

Quer dizer, pelo menos é o que diria a minha amiga LR, a "mana" de Lisboa, (que trata os cães como se fossem da família) se soubesse a grande novidade: a Sweet está prenha!
Malandro do Sad! Foi à primeira! Nem as pílulas resultaram!
Vamos lá ver se a Sweet aguenta a gravidez e o parto.
Que sairá desta tão estranha ligação?
Um canzarrão daqueles com a minha pequenita Sweet!?... Posted by Picasa

chauffeur, toma ideias!!!



Todos os anos, em Setembro, há um festival de flores na Austrália. Os jardins são arranjados para essa época. Fica lindo.
Estas fotos foram tiradas pela Alice do blog
http://heathhill.blogspot.com
Vai ao arquivo de Setembro, que as encontras. Há outras muito giras de jardins enormes. Talvez te motivem!!!!
Nos posts deste mês, ela tem jardins com pedra e outros para miúdos. Pode ajudar-te!
Ando há que tempos para fazer estes arranjos com pneus. Estou à espera que os meus furem... LOL

hortaliça



Hoje levam com couves e espinafres, que é para aprenderem a dar mais atenção às minhas flores!!!
Sim, seus malandros, que isto de não ligar nada à minha rosinha velha é muito feio.
Para além disso, não vamos desprezar as hortaliças. Bons caldos verdes, milho (um petisco cá da terra) e até acompanhamento para uma boa feijoada à brasileira têm saído daqui do meu quintal, com estas couvinhas tão boas.
E os espinafres!?! Esparregadinho! Sopinha! HUUUMMM! Já me sinto inspirada para ir fazer o almoço!

29 novembro 2006

mas assim...

vê-se melhor! Posted by Picasa

a foto deveria ter saído assim...

 Posted by Picasa

faltava esta!!!

Já viram? Os meus malmequeres começaram a aparecer em força.
É tempo de regalar a vista. ADORO esta pureza! Coisa LINDA que Deus me dá!
Partilhemos! Posted by Picasa

Só mais uma!

Esta é a rosa que mostrei, há dias, numa foto tirada por telemóvel.
Ainda existe, embora mais velhinha. Já está quase no seu final, mas já se vislumbra outro botão! Posted by Picasa

Pronto, pronto!...

Já passou! Hoje não há bichos maus! Só umas estrelícias. Parecem soldados, todos a olhar para o mesmo lado. Procuram o sol!
É aqui que as lagartixas vêm tomar o pequeno-almoço.
A propósito, fico-me por aqui. Tenho o almoço e outras coisas para fazer.
Um beijão a todos Posted by Picasa

28 novembro 2006

Perlimpimpin!!!!!!!!!

Hoje tive um início de dia fabuloso! Diria mesmo que original! Coisa para recordar por muito tempo! Para contar aos netos (só se for dos outros!)!
Pois bem! Estava eu bem sentadinha no meu "trono", na compenetração das minhas necessidades fisiológicas, eis que sou surpreendida por um som cristalino, de vidros a se partirem. Pirimpimpin, tlin, pim-pim, tlinpintlin...
Verdade! Foi mesmo assim que soou.
Pareceu uma eternidade de vidros que nunca mais acabavam de se partir.
Deixei-me ficar sentadinha na sanita (ao menos ali estava segura!) a tentar perceber que raio de parte da casa se estava quebrando daquela forma. Além disso, à cautela, só me mexi quando tive a certeza de que "a coisa" tinha parado. Sabe-se lá! Bem que poderia vir pedra a seguir!!!!
Lá me levantei, calças pelos tornozelos (imaginam a cena?) e chamei: "Paulo?!?!"
Não houve resposta. Comecei a imaginá-lo a esvair-se em sangue, todo coberto de vidros. ("dramática", diriam os meus filhos).
Ouvi um som e percebi que vinha da cozinha.
Quando lá cheguei eram só vidros partidos pelo chão todo! Ele, de olhar meio aparvalhado, a tentar perceber como é que aquilo tinha acontecido e, ao mesmo tempo, transtornado pela quantidade de copos que, nuns segundos, tinham ido para melhor vida. Bateu o seu recorde! Tanto cuidadinho que tem quando lava a loiça! Partiu mais copos hoje do que na vida inteira!
So me preocupava em olhar para ele, a tentar visualizar algum golpe. Nada! Estava tudo bem.
Bem! Bem não estava tudo! Os copos que o digam! Dos cerca de trinta sobraram seis.
Ele lá explicou que a cristaleira tinha tombado. Ainda teve tempo de lhe deitar a mão para não deixar cair o móvel. Com os copos não teve a mesma sorte. Sobraram alguns, vá lá, mas, que diabo, eram simples copos de ter a uso todos os dias. Meia dúzia de tostões! Ainda pensei que as prateleiras de vidro também tinham caído, mas não. Como que por milagre aguentaram-se no sítio. Fiquei toda contente! Do mal o menos!
Ele ali continuava, todo triste, a tentar apanhar os cacos.
"Desanda!", disse-lhe com ar enérgico. "Não te preocupes mais com isso! Já estão partidos, nada podes fazer. Eu limpo! Não percas o autocarro!"
Ele lá saíu, mas eu, já no remanso da "coisa", comecei a pensar se essa história do "mau olhado" teria alguma razão de ser.
Que diabo! Uma pessoa pode não crer em feitiços, mas com tanta coisa que de repente nos cai em cima (mais os copos), já dá para desconfiar!...
Por via das dúvidas fui buscar os meus incensos de reserva. À cautela coloquei um pauzinho de cada. Um de mirra, para chamar a fortuna, de canela, não sei para quê e mais dois outros que nem vi o nome. Senti que a paz começava a entrar na minha vida. (Estou a brincar, mas o cheirinho que empestou a casa foi de morrer!)
No meio da desgraça toda, sempre houve coisas positivas: o meu homem estava inteiro; o mesmo aconteceu com as prateleiras de vidro; sobraram copos que dá para uma semana (um por dia, partilhado pelos dois, eheheeh!) e AINDA POR CIMA, descobri o sal da Toscana que minha irmã me tinha trazido de uma das suas viagens e de que nunca mais me tinha lembrado.
Moral da história: há males que vêm por bem!
Vão-se os copos! Que fique o vinhito! Tintinho, de preferência!

a new kid in town!

Destas, confesso, nunca tinha visto no meu jardim!
Ali estava, toda esparramada ao sol, em cima de uma folha desta planta que é uma praga, mas dá lindas flores. (Não há-de chegar a essa fase, se Deus quiser! Tenho de limpá-las antes que me tapem as flores!) Posted by Picasa

filhotes de Arabela

E, por fim, aqui vão mais duas, da minha colecção de aranhas.
Estas já conhecem. São filhotes de Arabela, a minha primeira aranha de estimação.
Tenho a impressão de que não terão a mesma sorte da mãe!... Pelo menos algumas delas terão de "ir à vida". Mais precisamente, neste caso, "à morte". Defuntas! Mortinhas! Desta para melhor!
Andam a exagerar na prole!
Nada de exageros, meninas! Vão passear para outro lado!

aranha negra

"Credo! Pega numa vassoura e mata-me aquela aranha!"
Era o mínimo que minha mãe diria, se cá viesse e visse esta aranha e sua enorme teia pregada na tangerineira.
Alguma razão tem a mamã! Na opinião dela, as aranhas acabam por danificar as plantas onde se instalam.
Não acredito que tenha sido isso que deu cabo da tangerineira. Há uns anos que anda com a "doença da tristeza" e foi ficando com alguns ramos mais duros e secos. Sobrevive, mas vai dando cada vez menos frutos.
Assim sendo, que mal faz a aranhinha? Olhem só a beleza da teia, brilhando ao sol! Vêem? São aqueles tracinhos brancos, em círculo, contra o céu.
Tenho medo destas. Não fazem mal nenhum, mas a sua negritude, manchada no dorso com um conjunto de pintas brancas não me inspira confiança.
Há uns anos atrás, estava eu sentada no sofá da sala e meu filho mais novo dá um pulo na minha direcção e agarra uma aranha destas que estava a subir pelo lado de fora do sofá. Ficou ali, com ela apertada na mãozinha (ele tinha aí uns nove anos) a anunciar-me calmamente que tinha apanhado uma aranha.
Desatei aos gritos e aos pulos, completamente histérica, em frente dele. "Deita fora! Deita fora!"
Admirado com o meu pânico, (ele nem tinha medo de aranhas), abriu a mão ao mesmo tempo que projectava o bicho para o chão. Claro que nem lhe dei tempo para refazer-se da queda. Pisei-a logo. Foi desta para melhor.
Lá expliquei ao miúdo que há aranhas que fazem mal. Que aquela, provavelmente, não o faria, mas, à cautela, era melhor não lhes mexer.
Respondeu que não tinha medo, mas lá confessou: "Oh! mãe. Senti assim uma espécie de nojo, quando ela estava na minha mão!"
Ainda hoje não tem medo de aranhas. Parece-me é que já não as agarra!
Acho que traumatizei o puto!

lagartixa

Ana, lembras-te das lagartixas que disse que, um dia, poderia trocar com os sapos que tens na tua quinta? Aqui estão elas. Hoje consegui apanhá-las no seu frenético pequeno-almoço de suco de estrelícia. Sobem aos ramos da tangerineira e lá se põem ao sol.
No fundo, são pequenos lagartos. De sangue frio, como é próprio desta família de animais. Necessitam de solinho. Comem pequenos insectos e há quem diga que, na Madeira, há uma doença que não dá nas pessoas devido à presença das lagartixas na Ilha. Não me perguntem qual é a doença porque não fixei. Pode ser que apareça aqui alguém que saiba e dê a informação.
A lagartixa é "um mal muito espalhado" cá na terra. Por norma, as mulheres fogem delas a sete pés. Acho-lhes piada e lá vou convivendo pacificamente com elas. Ando, assim, numa espécie de budismo: todos os seres têm direito a existir. Lá os vou deixando vaguear pela quinta. Alguma função hão-de ter e desde que não me venham para cima, tudo bem.

Ah! Como devem ter notado, já tenho máquina outra vez. Aproveitei o sol e fui tirar montes de fotos. Tenho muita coisa para mostrar. Hoje vou ficar-me pelos bichinhos!
Dêem um click nas fotos para poderem ver melhor a lagartixa que está no ramo. Andou armada em modelo, a posar para a minha máquina. Vejam só o comprimento do rabinho dela!

26 novembro 2006

convosco

Um dos meus corações! Este é menos alto, mas de flores mais carnudas, vermelhas e cheias do que as dos outros que chamo de "corações ao alto".
Só para dizer que, de uma forma ou outra, estou convosco.
Esta foto é recente, como já devem ter percebido. Continuo sem máquina fotográfica (e daí o recurso a fotos de arquivo, nos últimos posts) pelo que esta foi novamente tirada com "telelé".
O que importa é que saibam que estou aqui. Posted by Picasa

25 novembro 2006

Parabéns, ez!!!!!

Bem, à falta de melhor, levas com este pudim que fiz para uma festa que demos cá em casa aos amigos do meu Pu2 (pu two = puto).

Bem que te podes lamber todo! JÁ NÃO HÁ NEM UM "CADINHO"!!!!

O que conta é a intenção! PARABÉNS! PARABÉNS! Posted by Picasa

23 novembro 2006

mr


E, finalmente, para a mr!
Onde quer que estejas, fica sempre com a ideia de que estaremos aqui sentadinhos à tua espera. Que o sol te alumie tanto quanto os girassóis!
Que a vida te seja alegre, quanto o vermelho da cadeira.
Que a esperança nunca te morra! Regarei de verde todas as plantas, para que ela nunca te falte.

Maria


Por associação às "três Marias", as estrelas centrais da constelação (não me lembro agora do nome!!!), aqui vão três antúrios brancos para a "brasileira de Lisboa"!
São puros e frágeis, mas lindos enquanto duram. É aproveitar a sua beleza o quanto antes!
Levam uma mensagem: representam o trio formado pela Maria, Ana e Ema. A ligação completa! Tratem-se bem!

ana


Para ti, minha espanhola de sangue quente, alegre e sempre querida, aqui vai a minha açucena cor-de-fogo!
Tem o "salero" que te corre nas veias, a delicadeza dos teus sentimentos (que por vezes escondes), a força que sempre sabes ter.

ez


Para ti, escolho a iuca macho!
Nada mais apropriado para um homem que gosta tanto de cactos!
Desejos de que os teus, um dia, sejam tão crescidinhos como este!
! Toca a trabalhar, a alimentar os ditos cujos que tens no terraço! Ou julgas que por estarem tapados já me tinha esquecido deles, hem?
"Pintei-te" as palavras, a ver se te inspiras para um novo quadro!

greentea



Há dias em que até os fortes precisam de miminhos.

Para ti, que te fartas de dar consolo aos outros, aqui vão dois motivos para regalares a vista. A rosa-pérola e a bananilha cor-de-fogo. Serenidade e paixão. Suavidade e força. Dois elementos sempre presentes na Natureza e dos quais podemos retirar um pouco da tal energia de que falas tanto.

Mando-te, também, a beleza da chuva! A gota que se equilibra, num cai que não cai, num querer permanecer, sabendo que o momento é curto. É uma das fotos que mais aprecio, esta da folha molhada, raiada de verde, dobrada sobre si mesma.

Que mais te posso oferecer a não ser os desejos de um dia feliz!?

22 novembro 2006

Para a Ema!



Para a pequenina Ema, acabadinha de nascer, aqui vai uma das minhas preferidas. A foto não é de agora, que as dálias deram em Junho, mas, à falta de imagens mais recentes, aqui deixo os meus votos de que a tua vida seja linda como a desta flor. Sem lágrimas, de preferência!
Um dia, quando fores grande, talvez recebas esta mensagem.
Sê bem-vinda ao mundo e que ele te seja sempre suave!

21 novembro 2006

a rosa estava como eu!

A roseira vermelha, este ano, não sei que lhe deu, andou a fingir que estava morta. Deve ter-lhe faltado "o gás". A mim também!
Foi por pouco! Já estava mesmo convencida a cortá-la rente, para lhe dar novas forças, eis senão quando, quase que a medo (talvez tenha pressentido as minhas intenções homicidas) lá começou a fazer brotar uma das suas lindas flores.
É a única! Escusam de ficar sentados à espera! NÃO HÁ MAIS NENHUMA (pelo menos por enquanto)!
Andei a namorá-la, a ver como se abria, naquela esperança de que conseguisse sobreviver à ausência da máquina fotográfica (de que meu filho precisou) para ver se ainda a podia oferecer à vista de todos.
A flor abriu-se com tal rapidez que não houve outro remédio senão tirar foto com telemóvel.
Não se vê bem? Paciência! É o que há!
Exigentinhos, que me estão a ficar os visitantes!... Posted by Picasa

15 novembro 2006

registo de visitantes

Instalado hoje,
pelas 19 horas,
o registo de visitantes.
Contagem a zero.

k raio de filho!





Meu filho mais velho (o Pu2 que se encontra "linkado" no meu blog) é TÃO carinhoso, atencioso, consolador... Sei lá! Como sabe que tenho pavor de trovoadas teve a "delicadeza" de me enviar estas fotos para me alegrar.

Estão lindíssimas, honra seja feita aos respectivos fotógrafos, cujos nomes se encontram inscritos nas mesmas.

Já viram a grossura do raio da última foto? MEU DEUS! Onde será que caíu? Pela localização, deve ter sido mesmo no Funchal.

Ando eu aqui a tentar distrair-me das trovoadas, a imaginar a cave do ez, a pensar nos pobres que vivem em barracas, com filhos e tudo, só para sentir que ainda sou uma felizarda e vem este malandro mostrar-me que um raio destes pode cair-me em cima.

Pu2! Isso são coisas que se façam à mãe?!!!!