28 maio 2007

violetas

O prometido é devido! Há dias, prometi ao João que quando tivesse violetas lhe mostraria uma foto. Bem, vão duas, que é para compensar o facto de, este ano, as minhas violetas estarem meio enfezadinhas. Deu-lhes o bicho ou lá o que foi! Só têm uma flor, mas foi captada mesmo a tempo.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agradecido pela sua lembrança, gosto imenso dessas e também as tenho. As que eu outro dia me referia são as silvestres. Tão simples e tão belas. O seu perfume é inebriante. Gostam muito de sombra e não são exigentes , propagando-se espontâneamente.Tenho as duas espécies , brancas e violeta. Costumam depois da floração dar umas sementinhas parecidas com a dos amores perfeitos. João

28/5/07 21:33  
Blogger anete joaquim said...

Nunca vi violetas silvestres. João, já agora, onde é que ficam as sementes dos amores-perfeitos? Tenho-os pela primeira vez no jardim e nem me tinha passado pela cabeça que davam sementes. A verdade é que se têm propagado, mas julguei que fosse de estaca. Agradeço que me informe.
obrigada
bjs

30/5/07 14:23  
Anonymous Anónimo said...

Desde que não sejam hibridos, as sementes dão-se no fim da floração , umas bolas que se deixam secar mas antes disso é necessário colhê-las porque se abrem e espalham-se pelo chão. Depois de colher deve-se deixar secar bem e guarda-las dentro dum pote e semear na altura própria. J.S.

30/5/07 14:45  
Anonymous Anónimo said...

Estava-me a referir aos amores perfeitos. No entanto as violetas silvestres além de se propagarem de estaca, também se propagam de semente e da mesma forma que os amores perfeitos. Dão também uma bolinha após a flor e as sementes são semelhantes,devendo proceder-se da mesma maneira que os amores perfeitos. J.S.

30/5/07 14:54  
Blogger anete joaquim said...

Obrigada, João. Vou estar atenta, para ver se descubro as sementes dos amores perfeitos.

30/5/07 15:58  

Enviar um comentário

<< Home