31 outubro 2007


Ai! Vocês dão-me vontade de rir! Parece que não me conhecem! Então eu haveria de estar quieta? Tenho andado a pintar algumas das divisões da minha casa, pois este ano, no Verão, não me deu vontade. Ora, todos os anos pinto duas ou três divisões. O Inverno está quase a chegar e como nestes últimos dias tem estado um tempo bem quentinho e solarengo, pensei que seria a melhor altura para fazer o que não tinha feito no Verão.
Não sei se já pintaram alguma divisão da casa, mas fica sempre tudo pior antes de ficar melhor. São coisas que têm de ser retiradas, outras cobertas e, no final das pinturas, toca a pôr tudo no local. Uma barafunda.
E, depois, tomei uma decisão: tudo o que não tem sido usado e está guardado há muito tempo vai para a rua! Lixo com a tralha. Uma pessoa vai guardando cada coisa! Só que isso implica arrumar os armários que ficaram livres dessas coisas, colocar outras noutros sítios, enfim.
Confesso que acabei de vir do jardim. Como podem ver pela data da foto, já tem uns dias. Nem tenho tirado fotografias. Nunca mais lá pus os pés e hoje decidi que tinha de ser! Fui regar de uma ponta à outra.
Antes tive de varrer e lavar quintais e dar comida aos cães.
Estou meio morta de cansaço, mas feliz e de boa saúde. Graças a Deus.
Ainda tenho MONTES de coisas para fazer e queria aproveitar esta semana para ver se me livro de alguns dos itens da minha lista.
Sei que na sexta será uma manhã perdida e nem sei como vai ser a tarde. Tive para aqui uma infecção num dente que me deixou a cara toda inchada. Ando a tomar antibióticos desde quinta-feira passada e na próxima sexta lá vou arrancar o dente. Ordem do médico. Já não dá para arranjar, pois o problema está na raíz do dente.
Portanto, tenho andado para aqui a correr contra o tempo e quando chega a noite estou tão cansada que a última coisa que me apetece é vir para o computador.
Desculpem a minha ausência, mas fico mais ou menos descansada pois penso que vocês andam entretidos uns com os outros. Então!? Não vos arranjei mais locais para visitar? Fico a pensar que andam por lá e nem dão pela minha ausência.
Portanto, meus queridos, não se admirem se eu demorar a aparecer.
Já estou como o Cavaco: "Deixem-me trabalhar!"
Estou a brincar! Fico contente por darem pela minha ausência, mas tenham um pouco mais de paciência. OK?
Beijinhos a todos e considerem-se respondidos aos comentários que fizeram antes.
Divirtam-se, que eu cá estou "numa boa onda!"

25 outubro 2007

a razão da minha ausência



Uma pessoa minha amiga alugou casa mobilada, mas andava algo deprimida com o ar triste da mesma. Conhecendo o meu estilo de decoração, pediu-me ajuda para tentar dar um ar de lar àquele vazio. Como tenho para aí muita coisa que vai ficando das minhas malucas alterações da casa, prontifiquei-me a ajudá-la, com poucos custos.




A primeira foto mostra a primeira tentativa de dar cor à sala. As cortinas eram brancas e não havia tapete. As forras dos sofás tinham um desenho que desagradava. Não gostei da primeira tentativa. Mudei a cortina e retirei as forras.

Ao contrário do que eu temia, os sofás até tinham um ar apresentável. O resto foi por arrasto.
É nisto que tenho andado entretida. Esta a razão da minha ausência.




Este é o lado oposto da sala. Como podem ver na primeira foto, as cortinas vermelhas e a amarela riscada estão apenas jogadas sobre o varão, para ver o efeito que davam. A sala escurecia muito.

Daí ter optado por colocar uma cortina amarelo claro, que deixa entrar toda a luminosidade.Contudo, o contraste entre a cor da cortina e a do pequeno tapete era demasiado acentuado e sem ligação.

A solução foi misturar o laranja do tapete grande, colocado sob o vermelho.
Para além de criar maior harmonia entre a cortina e o vermelho do tapete, a colocação deste último numa zona que é de passagem, visto aquela porta dar para uma varanda, ajuda a proteger o tapete laranja, que se suja com facilidade.
Umas almofadas e manta alaranjadas, contrastando com uns toques de vermelho de outras almofadas ajudaram a criar o ambiente final.

A luminosidade da sala acentuou-se.
Agora, bastam uns apontamentos decorativos nas paredes para que o ambiente fique personalizado.
Isso já não me compete.

quarto de dormir




O quarto de dormir também teve alterações. O ar carregado da mobília estava mesmo a pedir um contraste violento. Quente!



Nada melhor do que lhe dar um toque de cor. É sempre poderosa e alegra o espírito.
Uma corrida às lojas e tudo resolvido.
As cortinas, a colcha e os candeeiros modernos fazem toda a diferença. Agora, o quarto tem um ar alegre e acolhedor. A colcha é reversível. Do outro lado é toda riscada, em tons de laranja, um toque de verde e dois tons de azul, um deles mais forte. Fica um espanto e continua a combinar com as cortinas e tapetes. Quem ali vai morar preferiu esta primeira versão da colcha em verde. Quando quiser, muda. Isso já não me diz respeito. Apenas deixei alternativas.
Agora, faltam apenas aqueles pequenos pormenores que cada um vai dando para que a casa fique com o nosso cunho pessoal. Com o tempo, isso aparecerá. Apenas espero que seja muito feliz na sua nova casa.
Para mim, foi uma experiência muito interessante. Uma coisa é mudar a minha casa. Outra, muito diferente, é mudar a casa de outra pessoa, tentando perceber o seu espírito.
O resultado do meu esforço agradou a quem dele vai usufruir.
Acho que me vou dedicar à decoração.
Espero que, desta vez, consigam ver as fotos.



Um final que, espero, traga felicidade.

16 outubro 2007

Volto logo que possível

Oi, pessoal! Não se aflijam. Por cá, está tudo bem de saúde, só que tenho andado com assuntos urgentes para tratar e nem tenho vindo ao computador. Isto ainda vai demorar uns dias, portanto, não se preocupem comigo se eu não aparecer tão cedo. Vão-se divertindo, visitando os blogues uns dos outros, que eu, logo que tenha tudo no lugar, volto à vossa companhia.
Deixo-vos com esta imagem bonita da minha beladona.
Não vos esqueci.
Posted by Picasa

beladonas abertas

Esta é a única beladona que, este ano, já fez abrir as suas flores. Neste momento, estão no auge.
Posted by Picasa

crisântemos de folha dobrada

Já os mostrei há dias, mas as flores, nessa altura, estavam pequenas. Pareciam diferentes dos que eu tinha plantado. Entretanto, cresceram e estão a adquirir a sua flor natural, toda bem recheada de pétalas. Como podem ver, nem tenho ido ao jardim. Há daninhas por todo o lado. Vão ter de aguardar. Agora não tenho tempo.

crisântemos

Há tempos, já nem me lembro quem foi, alguém disse nos comentários deste blog que os crisântemos são as flores que se colocam nas campas dos cemitérios. Fiquei aflita, pois isso queria dizer que são flores de Novembro e eu tinha acabado de dar uma poda valente nos meus. Pois bem. Dessa poda sobraram alguns, mais esgalhados e altos, que deixei crescer a ver o que davam. Aqui estão eles, todos a se abrirem em flor. Agora já sei! É esperar que chegue esta altura.
Posted by Picasa

10 outubro 2007

kalanchoe e companhia

Deixo-vos com esta foto do kalanchoe laranja no vaso do arrozinho e da outra planta que aqui chamam fitinhas. Não sei o nome científico.
Gostaria de vos dar resposta aos comentários e ficar aqui um pouco mais de tempo, mas ainda tenho almoço para fazer, banhoca para tomar e almoço e tenho de sair pouco depois da uma da tarde. Entro às 14h e saio às 21. À noite, dificilmente me apanharão aqui.
Para a semana tenho mais tempo. Depois conversamos.
um beijão
Posted by Picasa

08 outubro 2007

beladona

No domingo, a beladona já apresentava uma das suas flores quase aberta.


Hoje, ao meio-dia, estava assim.
Não sei onde andam os outros bolbos que andei a plantar este ano. Não sei se darão flor nesta época. Este já tem um ano e vai na segunda floração. Se calhar, terei de esperar pelo próximo ano para ver as flores dos bolbos que plantei.

Informação de última hora: recebi agora mesmo uma encomenda vinda de Sines... Obrigada. Vou dedicar-lhes todo o meu carinho.
Tenho de ir trabalhar. Não tenho mais tempo, agora.
Beijos.
Posted by Picasa

07 outubro 2007

Frutos de Inverno

Está a chegar a altura dos frutos de inverno: anonas e pêra-abacate. Ainda estão em fase de crescimento. Só lá para Novembro é que estarão bons para serem comidos. Esta é a pereira-abacateira que fica por cima do cantinho da rose e que é responsável pela sujeira que todo o ano ali abunda. Nesta época, são as folhas velhas que vão caindo. Na fase da flor, o chão fica pejado delas. E, quando chega a altura do fruto estar maduro ou, se por acaso dá ventania antes disso, é ver uma série de pêras partidas (ou não) pelo chão.
Tal como as anoneiras, as nespereiras e o araçazeiro, a pereira-abacateira é uma árvore que me dá muito trabalho de limpeza, principalmente devido ao facto de estarem todas perto de zonas acimentadas, por onde passamos. Apesar disso, todo esse esforço é recompensado quando nos deliciamos com os seus frutos.

Posted by Picasa

anonas

As anoneiras estão carregadas de frutos. A que está na foto é a anoneira pequena, que dá frutos ainda melhores e mais saborosos do que a grande.

Posted by Picasa

Iresine herbstii ou coração-de-Maria

Pertence à família das amarantáceas e é originária da América do Sul, Brasil. Dá flores no Verão e é um arbusto que chega a atingir um metro de altura. Propaga-se pela estaquia da ponta de ramos, isto é, basta cortar uma ponta e plantá-la.
Dá-se bem a sol pleno, mas pela experiência que tenho cá em casa, onde a tenho quer ao sol, quer à meia-sombra, desenvolve-se melhor se não estiver muito exposta ao sol.
Precisa de água e mal esta falta fica com as folhas todas murchas. Parece que vai morrer, mas não. Basta regá-la novamente.
No Funchal, é muito usada em jardins públicos, fazendo lindos efeitos geométricos com uma variedade de folhas verdes. Para esses fins, os jardineiros costumam cortá-las todas à mesma altura. Cá em casa, deixo-as crescer até onde lhes apetece.
Adoro a cor da folhagem, a qual, só por si, já faz um efeito colorido no verde que por aqui se espalha.
Posted by Picasa

Posted by Picasa

"avenida"

Uma outra perspectiva da "avenida", vista de leste.
Posted by Picasa

estrada da ribeira de João Gomes

Esta é uma das estradas que percorro para ir para o Funchal. A foto é tirada do miradouro e a estrada passa por baixo da ponte que ontem vos mostrei, coberta pelo nevoeiro.
Posted by Picasa

sempre igual, sempre diferente

Há sempre algo de novo, embora o essencial permaneça.
Posted by Picasa

canteiro novo

Lembram-se daquele novo canteiro de que falei no vídeo sobre todo o quintal? Aqui está ele, sob a costela-de-Adão, cheio de bromélias. Estão a dar-se muito bem. Só tenho é de ter cuidado sempre que a Queen e a Sweet vêm para este lado do jardim, pois adoram o barulho das folhas, quando as roem. E, claro, toca de as arrancar da terra.
Posted by Picasa